quarta-feira, 10 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA): MARCANDO PRESENÇA NO ENSINO

O Guia do Estudante (GE), publicação da Editora Abril, divulgou a relação de cursos de graduação que serão estrelados na edição de 2015 do periódico, após avaliação em universidades de todo o país.
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) possui 13 cursos de graduação com avaliação positiva. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (4) e esses cursos com as melhores avaliações farão parte do GE Profissões – Vestibular 2015, que passa a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro.
O curso de Direito da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA foi considerado excelente pelo terceiro ano consecutivo e recebeu cinco estrelas. Os cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Dança e Turismo receberam quatro estrelas. Já os cursos de Engenharia Florestal (ofertado em Itacoatiara), Administração, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Meteorologia e Pedagogia (ofertados em Parintins, Tabatinga, Itacoatiara,Tefé e Manaus), foram considerados bons e receberam três estrelas.
Na opinião do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o resultado reflete o esforço da instituição, como um todo, no sentido de promover a excelência do ensino. Segundo ele, o resultado é um momento de perceber que muita coisa ainda precisa ser feita para alcançar esse objetivo, porém isso mostra que a UEA está no caminho certo.
“A partir do momento que a sociedade começa a reconhecer o desenvolvimento das ações da UEA, é muito importante que esse trabalho continue, seja mantido, que não tenha interferência e que nós possamos buscar a excelência nos próximos anos. Esse é o desenho novo da UEA, é como nós queremos e como nós iremos chegar em 2020, uma UEA que se ombreia com as melhores universidades do país e do exterior”, disse o reitor.
Entre as conquistas da UEA nos 13 anos de existência, Costa destacou que a universidade possui atualmente cerca de 60 convênios com universidades estrangeiras, a ampliação do número de intercâmbios para professores a acadêmicos, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, além da construção de novos laboratórios.
O coordenador do curso de Direito da UEA, Alcian Pereira, comemorou o resultado, destacando que o mesmo é consequência de um esforço conjunto do curso e da instituição.
“Nós entendemos essa avaliação como uma consequência natural do esforço diário de uma variedade de pessoas, especialmente dos docentes, discentes e técnicos-administrativos, que permitem, com o esforço individual de cada um, a realização de várias atividades acadêmicas, extraclasse, dentre elas, a forte atuação nos processos de iniciação científica, de monitoria, nos estágios, nas clínicas, e nos laboratórios existentes no curso”, destacou o coordenador do curso de Direito, Alcian Pereira.
*Com informações da assessoria (http://acritica.uol.com.br/noticias/UEA-avaliados-Guia-Estudante-Abril_0_1208279184.html Acesso em: 10/9/2014)